Instalação Artística

Blog de andersonpedro :ARTE EM DEBATE, Instalação Artística

Na arte contemporânea, o conceito de arte trata de uma forma muito polêmica as expressões que são usadas nos dias atuais. Muitas das correntes artísticas trilham um percurso diferente da arte tradicional, aquela que estamos a acostumados a ver. As obras de arte estão rompendo os limites  das telas, dos painéis, das paredes e estão se tornando algo mais concreto, se materializando com outros tipos de materiais do dia-a-dia. O artista contemporâneo se apropria do que se tem a mão na atualidade e produz suas obras. Segundo o dicionário da Wikipedia, a Instalação Artística "é um movimento em que as obras se organizam num espaço ou ambiente, montada na hora da exposição, são registradas com fotos e depois ficam na lembrança, e provoca várias sensações". Definir esse tipo de movimento requer muita atenção e critérios, pois toda a produção tem um propósito, e o objetivo maior é fazer com que o público leia, releia e discuta a obra, e o que ela pode transmitir ao público, e que o artista espera do público.

O primeiro trabalho de instalação foi realizado em 1923, feito artista plástico  Kurt Schwitters na cidade alemã de Hannover intitulada de "Merz Bau", ou "Casa Merz", e posteriormente transformado por ele como uma obra de arte. No Brasil, artistas como Artur Barrio, Tomie Othake, Henrique de Oliveira, Lygia Clark, Helio Oiticica e outros artistas são nomes que referenciam a instalação artística no Brasil.

Partindo desse conceito, foi trabalho com alunos do 2º Ano do Ensino Médio da EE Profa Esmeralda Soares Ferraz o conceito entre encontro de Arte-Publico. Partindo para uma linguagem da arte contemporânea, foi criado coletivamente com materiais produzidos e providenciados pelos alunos uma instalação artistica no pátio da escola (foto) e o objetivo era observar o que as pessoas que viam o trabalho sentiam e qual era a reação de quem estava observando a obra sobre o que eles achavam o que significava, se estranharam, se ficaram chocados, ou ficavam indignados, achavam estranho, etc. Depois fizeram registros sobre o que puderam observar das pessoas durante o intervalo, e o que acharam do trabalho. Eles fizeram a observação da apreciação do público em relação à obra, que intitulamos, provisoriamente, de "Lar, que Doce Lar". Cada um pode relatar o que achou, desde a sua produção até a apreciação da obra pelo público. Foi uma boa experiência.

instalação

domingo 18 março 2012 16:25



Nenhum comentário Instalação Artística



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.87.74.21) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para andersonpedro

Precisa estar conectado para adicionar andersonpedro para os seus amigos

 
Criar um blog